Está nas Suas Mãos Conciliar
Oficina de Direito Sistêmico realizada no Salão do Juri no Fórum da Comarca de São José, no dia 21/03/2019, às 18:30 hs, através da parceria entre o Juizado Especial Criminal e Violência Doméstica de São José e o Instituto Ipê Roxo.

Oficina de Direito Sistêmico realizada no Salão do Juri no Fórum da Comarca de São José, no dia 21/03/2019, às 18:30 hs, através da parceria entre o Juizado Especial Criminal e Violência Doméstica de São José e o Instituto Ipê Roxo.

Nessa noite de quinta-feira, estávamos em muitos, mais homens que mulheres, neste espaço que já testemunhou sofrimentos e inúmeras tragédias humanas. Mas nem sempre é assim e hoje vivenciamos isso.

Pelas mãos da competente Gabriela e do João nos conectamos e vimos passear em cada expressão a felicidade em notar e celebrar que estamos VIVOS e aqui chegamos através da força vital de todos que nos antecederam, com tudo de bom e ruim .

Logo, fomos habilmente levados a identificar que o ESSENCIAL está naqueles que nos deram a VIDA, isto é, nosso PAI e nossa MÃE. Sem eles somos incompletos! Por vezes não percebemos que a aceitação dessa realidade, a reverência a esses pais pela vida recebida, sem julgamentos, apenas por esse fato, é a chave e a fonte primária do nosso bem estar, para podermos seguir no nosso fluxo, ocupando nosso lugar.

A metáfora da cachoeira e do curso do rio nos fez refletir sobre as dificuldades que enfrentaremos se decidirmos ir contra nossas origens e que podemos usar essa força, que vem do nosso sistema a nosso favor e, a partir de nós, promovermos as mudanças que desejarmos.

Está em nossas mãos seguir o movimento, reconhecer em nós a presença dos nossos pais, sermos gratos e com isso nos fortalecer para fazermos o nosso melhor nas nossas relações de afeto e também como pais no presente e futuro.

Em 1989, a banda Legião Urbana na célebre música Pais e Filhos, já nos instigava a fazer essa reflexão sobretudo na parte do refrão que nos diz:

Sou uma gota d’água

Sou um grão de areia

Você me diz que seus pais não lhe entendem

Mas você não entende seus pais

Você culpa seus pais por tudo

Isso é absurdo

São crianças como você

O que você vai ser

Quando você crescer?

Ao final, com alegria contagiante a frase de Antoine de Saint-Exupéry fez todo o sentido para nós pois “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.”

Gratidão por esse momento e movimento iniciado de Justiça Sistêmica na Comarca de São José

Deixe uma resposta

Fechar Menu